Governador da Paraiba aposta na ressocialização de Presos

O governador da paraiba Dr. Ricardo Vieira Coutinho saiu na frente dos demais Estados da Federação, criando a gerencia de Ressocialização do Sistema Penitenciário da Paraiba, logo no primeiro ano do seu Governo, os avanços desta gerencia que tem a frente a professora -Zioelma Albuquerque Maia -(ZIZA MAIA) tem sido muito positivo aqui na Paraíba. Pois esta gerencia trabalha em cima de cinco eixos: educação, cultura, trabalho, saúde e familia.

Hoje em todos os presídios da Paraiba existem programas de ressocialização que estão sendo desenvolvidos. Um grande exemplo é o presídio Regional de Sapé que tem a frente um ex-apenado que hoje é jornalista, estudante de Direito, tecnico em Segurança Pública, consultor em Segurança Instituciona, Pastor Silva neto há um ano e meio foi contratado pelo Governador Ricardo Coutinho como Diretor Geral do Presídio Regional de Sapé que fica na região Metropolitania de João Pessoa, capital da Paraiba, mostrando com essa atitude que acredita na ressocialização e que o homem que esteve na prisão é capaz de dar a volta por cima e mudar de vida.

Este presidio em especial vem tornando-se referência Nacional pois é o único que todos os estão se reeducando, estão na sala de aula, além dos trabalhos de reformas daquela casa que é feita pelos os próprios, ainda existe um horta cultivada pelos internos, e nos próximos dias estarão inaugurando a associação produtiva do trabalhador presos egressos e familiares de Sapé, que fica localizada no sítio Tucuis no Município de Sapé, que fica a quarenta quilômetros da capital da Paraíba, onde os reeducandos e seus familiares irão ter oportunidades de trabalhar.

A terra como plantação de fruteiras e hortalícia tendo como parceiros a projeto cooperar do governo do estado. No último sábado o presídio de Sapé teve a visita da Gerente de Ressocialização a Professora Ziza como é carinhosamente conhecida, e do Cordenado do Programa Cidadania Liberdade e trabalho, o professor Marconi Amorim, além de outros auxiliares da pasta de ressocialização. Na oportunidade a gerente deu o ponta pé inicial na Copa de Mini-futsal denominada copa Ressocializando taça Wilson Nascimento, este é mais um projeto desta Gerencia. Na oportunidade Ziza falou da importância destes eventos nas unidades e do compromisso do Nosso Secretário de administração penitenciária, o Coronel Washington França, a frente da pasta, pois neste ato a mesma o representou devido compromissos anteriormente já agendado pelo secretário.

O professor Marconi disse que isso é só o começo de muitos outros eventos que irão acontecer nos presídio da Paraíba. O diretor pastor Silva Neto agradeceu a todos, inclusive ao Governador Ricardo Coutinho, a Gerente Ziza Maia, e ao secretário Coronel Washington e ao Secretário de Educação do Estado do Dr. Harrison Targino e aos padres e pastores em Especial ao pastor Miguelzinho que é da Igreja Universal do reino de Deus, finalizou o Diretor.





Fonte: FN