Fórum estadual discute direitos da pessoa com deficiência

Durante dois dias, a Paraíba vai discutir os direitos da pessoa com deficiência. O Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no centro de João Pessoa. O evento será aberto às 14h, com a conferência “Um olhar através da Convenção sobre os direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: Novas perspectivas e desafios”.

Representações da sociedade civil, do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, integrantes do Ministério Público e dos organizadores do evento: Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – Funad.

O Fórum Estadual será um espaço no qual os participantes vão analisar as 40 propostas definidas nos sete fóruns regionais, realizados de março a julho deste ano. Baseados nos eixos temáticos sobre educação, saúde, segurança, comunicação, acessibilidade, transporte, moradia, prevenção, reabilitação, órteses e próteses, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social, os participantes vão escolher as propostas que serão levadas à Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.

O evento pretende envolver todos os personagens, ligados direta ou indiretamente na luta pelo respeito à pessoa com deficiência, fortalecendo as políticas e divulgando conhecimentos. Serão dois dias de elaboração do documento da Paraíba, com envolvimento de gestores e, sobretudo, de entidades de pessoas com deficiência.

Para uma das organizadoras do Fórum, Rosa Helena Vasconcelos, este é um momento muito importante para o fortalecimento da política da pessoa com deficiência, à medida que potencializa as organizações da sociedade civil e os governos, com projetos e ações que serão discutidos num âmbito maior, que é a Conferência.

Ela falou sobre 2012 como um ano dedicado à pessoa com deficiência, no qual o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e Funad, concentrou esforços para garantia dos direitos e respeito à pessoa com deficiência. O Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência será encerrado com a eleição dos delegados que participarão da Conferência Nacional e o lançamento do Plano Viver Sem Limite, do Governo Federal.

Secom-PB