Estudo afirma que 90 milhões de pessoas serão inúteis para o mercado de trabalho em 2020

Uma pesquisa feita pelo McKinsey Global Institute afirma que entre 90 e 95 milhões de pessoas serão inúteis para o mercado de trabalho até 2020. O índice representa cerca de 2,6% de toda a mão-de-obra do mundo. Segundo o estudo, um dos motivos pela disparada no desemprego seria a demora dos países em formar profissionais mais qualificados.

Ironicamente, a mesma pesquisa afirma que daqui oito anos o mercado global irá precisar de pelo menos 45 milhões de pessoas com grau de instrução médio (segundo grau completo) e de 38 a 40 milhões de profissionais com alto grau de instrução (com curso superior).

A pesquisa alerta que o crescimento da mão-de-obra sem qualificação mais alto do que a demanda pode intensificar a desigualdade social e aumentar as tensões entre as classes econômicas. — A polarização da renda entre pessoas com pouca e muita qualificação poderá aumentar ainda mais, retardando o avanço da sociedade.

A pesquisa coloca como uma das causas pelo aumento deste tipo da mão de obra a política de alguns governos.
— Em algumas economias trabalhadores com baixo grau de instrução conseguem viver melhor na pobreza do que seus pais

Segundo a pesquisa, para combater o desemprego seria necessário dobrar ou até triplicar a taxa de formação de profissionais em colégios, faculdades e cursos profissionalizantes.

Autor: Do R7 com: FN