Com um a menos, Treze faz 1 a 0 no Paysandu e desencanta na Série C

Treze e Paysandu entraram em campo com objetivos diferentes na tarde deste domingo pela Série C. O primeiro perseguia a primeira vitória. Já os paraenses sonhavam com a volta para o G4 do Grupo A. Melhor para o time paraibano, que mesmo atuando com um jogador a menos desde os nove minutos do segundo tempo (o zagueiro Tiago Messias foi expulso), venceu o Papão por 1 a 0 e deixou a lanterna da competição em poder do Cuiabá. O atacante Brasão marcou o gol do Alvinegro aos 26 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Galo chegou aos quatro pontos, mesma pontuação do Cuiabá, que voltou a empatar, agora com o Fortaleza, e do Guarany de Sobral. A vantagem para o time matogrossense é exatamente no número de vitórias. Para o Paysandu, a derrota fez o time cair da quarta para sétima colocação, com oito pontos.

Treze e Paysandu fizeram uma partida muito equilibrada no Amigão (Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)

No próximo domingo pela 7ª rodada, o Treze enfrenta o Guarany de Sobral, em Campina Grande, enquanto que o Paysandu recebe o Cuiabá, só que sábado.

O JOGO
Jogando em casa, com o apoio de mais 8 mil torcedores, o Treze começou a partida exercendo forte pressão sobre Paysandu. Logo no primeiro minuto, o atacante Brasão chutou de fora da área assustando goleiro Dalton.

O Treze conseguiu o gol da vitória no 2º tempo,quando jogava com um a menos
(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)


O Papão tentou sair para o jogo, mas o Galo não deu muitas chances. Em boa triangulação, Cristian lançou para Zabotto, que tocou para Brasão. O atacante ajeitou e chutou forte, obrigando o goleiro do Paysandu mandar para escanteio. Na cobrança, Tiago Messias desperdiçou. A partir dos 20 minutos, o time paraense conseguiu superar a pressão inicial do Treze e começou a ter maior posse de bola. A grande chance de abrir o placar veio aos 26 minutos. Tiago Gasparetto falhou, Pikachu avançou e deixou Thiago Potiguar livre, mas o atacante chutou para fora.

A resposta trezeana foi imediata. Jamesson cruzou, Brasão cabeceou, mas o goleiro Dalton fez a defesa.

SEGUNDO TEMPO
O Galo voltou do intervalo sem modificação. Já o Paysandu retornou com Kiros em lugar de Robinho. Quando a bola voltou a rolar, o panorama do jogo não mudou, com o time paraibano se lançando ao ataque.

Aos 9 minutos, o lance que poderia mudar a história do jogo. Yago Pikachu avançou e foi derrubado por Tiago Messias na entrada da área. O zagueiro do Treze foi expulso na jogada. Com um homem a mais o Paysandu passou a dominar a partida.Para recompor a defesa, o técnico Marcelo Vilar tirou Cristian e colocou o estreante Alexandre Carvalho.

Empurrado pela torcida, o Treze conseguiu se superar em campo e abriu o marcador aos 25 minutos. Brasão aproveitou bobeada da defesa paraense e marcou o segundo gol na Série C – detalhe é só ele marcou pelo Treze na competição. Na comemoração, o atacante tirou a camisa em direção ao volante Vanderson, do Paysandu, que durante a semana esquentou o clima do jogo dizendo que queria ver o Treze rebaixado.

Pela atitude, o atacante trezeano recebeu cartão amarelo. Os ânimos dos jogadores, no entanto, se acirraram ainda mais.

Após a marcação do gol, o Galo passou a administrar o resultado, enquanto que o Papão tentava de todas as formas sair do Amigão pelo menos com o empate. Na base da garra e determinação, o Treze finalmente conseguiu desencantar com a primeira vitória na Série C.

TREZE 1 x 0 PAYSANDU
Danilo, Jamesson, Thiago Messias, Thiago Gasparetto e Luciano Amaral; Vágner Rosa, Evérton César, Júlio Zabotto (Manú) e Cristian (Alexandre Carvalho); Rodrigo Pardal (Jeferson Lobo) e Brasão Dalton; Yago Pikachu, Marcos Vinicius, Fábio Sanches e Régis (Pantico); Pablo, Vanderson, Leandrinho e Alex Willian (Washington); Robinho (Kiros) e Tiago Potiguar T.: Marcelo Vilar T.: Roberval Davino Gol: Brasão, aos 25 minutos do 2º tempo

Cartões amarelos: Cristian, Brasão, Everton Cézar (Treze), Thiado Potiguar, Leandrinho, Marcos Vinicius (Paysandu)

Cartão vermelho: Thiago Messias

Local: Estádio Amigão (Campina Grande); Competição: Campeonato Brasileiro da Série C 2012; Arbitragem: Josevaldo Bissarria de Melo (AL), auxiliado por Rondinelle dos Santos Tavares (AL) e Thalis Silva Monteiro (AL)

Globoesporte.com