Alagoa Grande oferece 21 pratos durante Festival Gastronômico

Começa nesta sexta-feira (24) mais uma edição do Festival Regional de Gastronomia da cidade Alagoa Grande. O evento faz parte das atividades da Rota Cultural Caminhos do Frio e vai apresentar aos turistas e moradores da cidade 21 pratos especialmente preparados para o roteiro gastronômico. Restaurantes, lanchonetes, padarias e docerias irão oferecer iguarias que levam em suas receitas banana, cachaça, mel de engenho e rapadura.

Na cidade, 21 equipamentos gastronômicos fazem parte do festival. Até o final do Caminhos do Frio, os visitantes podem saborear, entre outras delícias, risole recheado com banana e cachaça, pastel de massa salgada com cachaça e molho agridoce de mel de engenho, e queijo provolone recheado com rapadura e banana.

O chefe de cozinha e consultor do Sebrae Paraíba, Josimar Aurélio, disse que a proposta dos festivais vai além da criação de receitas com ingredientes locais e busca resgatar a autoestima e a história cultural das cidades e dos seus moradores. “Trabalhamos com elementos que fazem parte da cultura de vários municípios e que muitos desconhecem ou associam a algo de pouco valor ou sem utilidade. A cachaça, a rapadura, o mel de engenho e a banana são ingredientes que podem ser muito bem trabalhados em receitas”, ressaltou o consultor.

O cardápio do Festival Regional de Gastronomia Alagoa Grande conta com 12 pratos salgados e nove doces, entre eles, o Filé de frango com o Tem Zé (medalhão de filé com bacon, flambado na cachaça, mel de engenho e purê de banana), Torta chiclete com banana (banana, mel de engenho, parmesão, ricota, leite, ovos e massa de biscoito), Tortilha Sina de Cigana (massa de tortilha com cachaça, recheada de queijo, presunto, tomate e banana caramelada) e Buchada Falso Toureiro (picado de bode marinado na cachaça, banana caramelada no mel de engenho dentro do bucho).

Os circuitos gastronômicos da Rota Cultural Caminhos do Frio são realizados pelo Sebrae Paraíba. Além de Alagoa Grande, a cidade de Alagoa Nova ainda vai promover o evento, que já foi realizado em Areia, Bananeiras e Serraria. A Rota Cultural do Caminhos do Frio começou no dia 23 de julho e segue até o dia 2 de setembro em seis cidades do brejo paraibano – Bananeiras, Serraria, Pilões, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova.



Fonte: FN