Prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, pede desfiliação do PSB

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, entregou requerimento se desfiliando do PSB na manhã desta segunda-feira (18). O documento foi entregue na sede da Executiva Municipal da legenda e também à Justiça Eleitoral. Ele argumentou que estava sendo excluído da sigla e por isso não tinha mais como permanecer.

“A situação ficou insustentável. Não tinha mais como permanecer no PSB após os sucessivos atos discriminatórios e desrespeitosos que sofri”, justificou Agra por meio de uma nota. Ele disse ainda que a decisão foi tomada após ouvir a população e refletir sobre os últimos acontecimentos, incluindo a disputa interna promovida pelo partido, onde Estelizabel Bezerra (PSB) foi escolhida como candidata do partido à prefeitura de João Pessoa.

Por meio de uma rede social Luciano Agra disse que em breve vai anunciar qual será o seu posicionamento político nas eleições desse ano.“O PSB não me quer mais e nem eu sinto pertencer mais ao partido. Continuo mantendo o meu respeito e amizade aos companheiros dessa legenda que eu ajudei a reestruturar a partir de 2002 e que tive a honra de integrar a sua Executiva Nacional”, declarou na nota.

Agra disse que o momento é de conversar com os partidos e garantiu que sua opção de política será pela manutenção das forças que ajudaram a construir a gestão da prefeitura de João Pessoa.

O G1 tentou falar com o presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, para saber como o partido vai se posicionar diante do pedido de desfiliação de Luciano Agra. O dirigente não atendeu as ligações.

Desistência e crise no partido
No dia 14 de janeiro deste ano, por carta, o prefeito manifestou sua vontade de desistir das eleições. Na carta-renúncia, Agra alegava que precisava de mais tempo para se dedicar às atividades da prefeitura de João Pessoa. Com a desistência de Agra, o PSB lançou o nome de Estelizabel Bezerra, ex-secretária de Planejamento, como pré-candidata à prefeitura de João Pessoa.

No entanto, no final de maio Luciano Agra divulgou uma nova carta pedindo o apoio da direção nacional para voltar a ser candidato. Ele alegou como motivo para isso o apoio popular e o fato de sua substituta, Estelizabel, não ter alcançado índices de competitividade.

O novo documento não foi bem recebido pela direção do PSB, mas apesar disso ele registrou a pré-candidatura, disputou o congresso interno do partido, mas acabou perdendo para Estelizabel.


Fonte: