PB pode abrigar mais uma montadora; RC confirma negociações com representantes da Volkswagen

O governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmou ontem que a instalação da fábrica do Grupo Caoa é apenas o primeiro de vários investimentos provenientes da iniciativa privada.
Não está descartada a possibilidade de o Estado abrigar outra montadora de veículos: a alemã Volkswagen. As negociações com os representantes da empresa no Brasil já foram iniciadas. As declarações foram dadas ao programa Correio Debate (CorreioSat).
“Há quatro meses a Volkswagen discutiu com vários estados a possibilidade de uma instalação de uma nova fábrica no país e a Paraíba entrou na disputa. Recebi os empresários em João Pessoa para um almoço e mais uma vez coloquei o estado à disposição.


Recebi uma carta há um mês com a direção da Volkswagen gradecendo a disponibilidade da Paraíba e afirmando que no momento eles não abririam uma nova fábrica, preferindo ampliar a produção das outras”, contou o governador.
Na ocasião, a Paraíba disputava a fábrica da Volkswagen com os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Quando a possibilidade da abertura de uma nova montadora for novamente analisada, a Paraíba permanecerá como uma das opções.
Na próxima segunda-feira, o governador embarca para a Europa. A finalidade, segundo ele, é tentar atrair mais investimentos privados para a Paraíba.
“Há 50 dias recebi aqui cerca de 40 empresários da Espanha e de Portugal e negociamos incentivos fiscais e locacionais com uma série de empresas de setores como construção, hotelaria, seguradoras e produção de cerâmica. Estarei em Lisboa e Barcelona na próxima semana para retomar esses diálogos e tentar iniciar novos”, explica.
A Paraíba teve um incremento econômico de R$ 1,4 bilhão, em investimentos privados nos últimos 18 meses. A tendência é que esse valor aumente.
“Estamos correndo atrás de investimentos e colocando a Paraíba no cenário das disputas. É preciso atrair investimentos privados, gerar emprego e renda. O estado precisa aumentar a sua receita para poder prestar mais serviços importantes à população, sobretudo nas áreas mais significativas como Saúde e Educação”, arremata o governador.

Fonte: