Mesmo com chuvas, maioria dos açudes não sangra na PB, diz Aesa

Mesmo com as chuvas desta semana na Paraíba, apenas dois açudes em todo o estado atingiram seu volume máximo segundo dados desta terça-feira (19) do Monitoramento de Açudes a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O manacial Olho d’Água, em Mari, e Jangada, em Mamanguape, estão sangrando, porém, os açudes são considerados muito pequenos pela Aesa, com menos de 900 mil m³ de capacidade máxima.

De acordo com o gerente de Bacias Hidográficas da Aesa, Isnaldo Cândido, a Paraíba está vivenciando uma situação atípica para o mês. “Normalmente, em março, abril, maio e junho os mananciais atingem as cotas máximas, mas neste ano, eles não tiveram recargas suficientes”, explicou.



Um dos principais açudes da Paraíba, o Epitácio Pessoa, também conhecido como Boqueirão, está com apenas 77% da capacidade atingida. Entre outras cidades, o manancial abastece a cidade de Campina Grande. “Isso preocupa principalmente porque sabemos que em agosto, setembro e outubro as chuvas diminuem ainda mais”, revelou Isnaldo.

Ainda de acordo com o gerente, algumas barragens menores têm situações ainda mais críticas, como o açude de Caraibeiras, em Picuí, que só preencheu 14,4% de sua capacidade. Outros pequenos mananciais com o do Serrote, em Monteiro, e o de Ouro Velho, tabém tem índices muito baixos, com 5,4% e 5,8% respectivamente. “Não há mais como recuperar esses açudes este ano. Só de Deus fizer um milagre e mudar a previsão de chuvas”, lamentou Isnaldo.


G1