Médicos paralisam os atendimentos e realizam manifestação na Paraíba Categoria realizou manifestação nesta terça-feira em João Pessoa. Paralisação de 24 horas aconteceu em todo país.

Pelo menos 800 atendimentos deixarão de ser realizados nesta terça-feira (12) só no Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa, segundo Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB). Isto porque os médicos de instituições federais suspenderam os atendimentos por 24 horas em todo país. Em João Pessoa, a categoria realizou uma manifestação na Assembleia Legislativa.

O presidente do sindicato, Tarcísio Campos, disse que cerca de 550 médicos atuam em instituições federais na capital e em Campina Grande. Ele explicou que a deflagração de uma greve vai depender do que for decidido em Brasília, já que a greve tem caráter nacional.

O presidente do Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM), João Medeiros, disse que o movimento é um protesto contra a medida provisória 568, que prevê o congelamento e redução dos salários dos médicos. Segundo a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a medida provisória interfere na remuneração e altera a jornada de trabalho.

Médicos que têm atualmente uma jornada de 20 horas semanais no serviço público, por exemplo, ao ingressarem na carreira teriam que cumprir 40 horas semanais pelo mesmo valor, ou seja, uma redução de 50% na remuneração. Estima-se que, em todo Brasil, 42 mil médicos ativos e inativos do Ministério da Saúde serão atingidos, além de 7 mil do Ministério da Educação, informou a Fenam.

Fonte: G1