Comunicação do Governo do Estado sofre críticas

Apesar das boas intenções da secretária Tatiana Rocha Domiciano, a área de Comunicação do governo do Estado sofre críticas pelas falhas que viriam ocorrendo na divulgação dos atos oficiais e no esclarecimento eficaz de denúncias que são feitas por parlamentares oposicionistas e por segmentos da sociedade. A necessidade de uma ofensiva maior do setor constou da pauta da reunião com o secretariado, mantida em pleno feriado de Corpus Christi, na Espep, pelo governador Ricardo Coutinho com os seus auxiliares. Até uma especialista em marketing foi convidada para repassar instruções pedagógicas a integrantes da administração sobre fórmulas mais adequadas de promoção do marketing institucional. O governador aproveitou o evento para solicitar mais empenho dos auxiliares nas ações administrativas previstas ou em andamento. O encontro precedeu a viagem que Coutinho vai empreender a Barcelona, na Espanha, com o objetivo principal de atrair investidores para a Paraíba.


Durante uma semana, haverá contatos do chefe do Executivo com empresários daquele país. O governo será assumido, no período, pelo vice Rômulo Gouveia (PSD), que promete dar continuidade ao que está fixado pelo titular do cargo. A estratégia de ampliar investimentos de fora no Estado ganhou impulso com a disposição do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, do grupo CAOA, em instalar na Paraíba uma montadora de automóveis mediante parceria com empresários coreanos. A perspectiva do empreendimento tem gerado mobilização na classe política, com apelos de parlamentares para que ele fique situado ora em João Pessoa, ora em Campina Grande, ora em outra cidade estratégica do Estado.
Os apelos são motivados pela perspectiva de geração de empregos diretos e indiretos no bojo da instalação do empreendimento na Paraíba. Senadores como Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital Filho (PMDB), deputados federais e estaduais têm assediado o próprio empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade com vistas a sensibilizá-lo quanto à localização da montadora. No núcleo do governo, a avaliação é de que, seja qual for a cidade escolhida para sede, a Paraíba só terá a ganhar com um investimento dessa dimensão.
No que diz respeito à atuação da secretaria de Comunicação Social, há queixas de que falta agilidade na propagação do que está sendo realizado e das metas que estão sendo perseguidas. Tatiana Rocha assumiu a pasta no começo do ano em substituição ao jornalista Nonato Bandeira, que se desincompatibilizou para concorrer à prefeitura de João Pessoa pelo PPS. Nos primeiros dias, a secretária obteve elogios pela iniciativa de visitar órgãos de imprensa para estreitar a relação institucional com o poder público.
A pasta foi dotada de recursos orçamentários adicionais a fim de fazer face a campanhas de divulgação. Mas aliados do próprio governo reclamam que a imagem negativa da administração ainda é latente, sobretudo em João Pessoa, a despeito de obras pontuais que têm sido realizadas. Independente disso, o governador avaliou como positivo o saldo do encontro que manteve com secretários e demais ocupantes de cargos na administração e se declarou otimista quanto aos avanços que o governo tende a implementar a partir de agora, vencidos os obstáculos iniciais de arrumação da casa.
Fonte: Lana Caprina Focando a Notícia
Link: Focando a Notícia