Casa de Gonzagão é atração na festa junina de Campina Grande

Em 2012 o São João de Campina Grande homenageia Luiz Gonzaga, o rei do baião, que se estivesse vivo completaria 100 anos. E para enriquecer ainda mais as homenagens foi montada uma casa cinematográfica no Parque do Povo, denominada Casa de Gonzagão. O local é uma espécie de museu e já está aberto à visitação do público.

Os visitantes da casa têm a oportunidade de obter informações detalhadas sobre as obras do artista, além de estar num espaço rústico que remonta aos ambientes onde viveu Luiz Gonzaga.

A Casa de Gonzagão tem uma área de 300 m², e foi dividida em três ambiente. A entrada é uma réplica da casa onde o artista morou em Exu, Pernambuco. A segunda parte tem aspectos da casa de seu pai, onde o rei do baião viveu durante a infância. Já no terceiro ambiente está o Museu de Luiz Gonzaga, com imagens e informações sobre sua obra.

Toda a trajetória de Luiz está cronologicamente exposta na casa em painéis que medem 3 metros de altura. Ela aparece dividida em seis épocas, desde seu nascimento em 1912 até o ano em que o país despediu-se do Rei do Baião, em 1989. O ambiente é todo climatizado, está situado na parte de cima do Parque do Povo e funcionará até o dia 01 de julho, data em que se encerra a festa junina de Campina Grande.

Fonte: G1