48 Câmaras ampliam número de vagas na Paraíba

Nas eleições deste ano serão abertas dezenas de novas vagas de vereadores em toda a Paraíba. Amparados pela emenda constitucional nº 58, aprovada pelo Congresso Nacional em 2009, os legislativos municipais aumentaram o tamanho de suas composições. De acordo com levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 48 cidades paraibanas terão o número de vereadores ampliado.

A emenda 58 alterou o artigo 29 da Constituição Federal. Ela estabelece um novo limite de vereadores por município levando em conta o número de habitantes. De acordo com a emenda, o mínimo de vereadores é nove, que é a quantidade para cidades com até 15 mil habitantes. Já o máximo é 55, limite para municípios com mais de oito milhões de habitantes.

Com as novas regras, o município da Paraíba que mais aumentou a quantidade de cadeiras para vereadores foi Santa Rita. Terceiro maior colégio eleitoral do Estado, o município vai ter oito parlamentares a mais, passando dos atuais 11 parlamentares para 19. Subindo de 16 para 23, Campina Grande tem o segundo maior crescimento em vagas. “Isso faz com que aumente a representatividade do povo na Câmara”, disse o vereador Antônio Alves Pimentel (PMDB), 1° vice-presidente do legislativo campinense. Com mais de 20 anos de mandato, ele lembrou que essa não é a primeira vez que a quantidade de cadeiras no parlamento da cidade é modificado.

De acordo com Pimentel, o aumento do número de vereadores não significa que os gastos da Câmara vão aumentar. “A Câmara tem direito a 5% da receita do município, se ela tiver 90 vereadores terá os mesmos 5%”, garantiu o vice-presidente.

O mesmo índice de crescimento de Campina, sete vagas, vai ocorrer em Bayeux. O município vai passar de 10 para 17 vereadores. Já a Câmara de João Pessoa é a terceira que mais vai crescer. O legislativo da capital vai deixar de contar com as atuais 21 cadeiras para ter 27, um acréscimo de seis. O 1° secretário da mesa diretora do parlamento pessoense, Benilton Lucena (PT), avaliou como ruim esse aumento no número de vagas. Para ele, isso vai afetar o projeto de reeleição de muitos dos atuais parlamentares. “Eu acho que esse aumento foi ruim, inclusive para os vereadores que estão hoje. Isso vai aumentar a expectativa de muitos que querem chegar à Câmara”, destacou.

Benilton também disse que a Câmara de João Pessoa pode ter problemas para recepcionar estes novos vereadores. Isto porque o presidente Durval Ferreira (PP) tem um projeto de expansão do prédio com construção de novos gabinetes, mas ele se encontra parado. “O projeto prevê a construção de 10 novas salas, seis para os vereadores e quatro para a parte administrativa. Ele está pronto, foi aprovado, mas têm que vir os recursos”, acrescentou.

Ele disse que a Câmara está tentando conseguir as verbas junto à prefeitura.

Câmaras de cidades como Cajazeiras (10 para 15), Sousa (10 para 15), Cabedelo (10 para 15) e Patos (11 para 4) também modificaram a quantidade de vereadores. As mudanças se deram por meio de alterações nas leis orgânicas dos municípios e também por decreto legislativo. As Câmaras enviaram as informações aos juízes eleitorais, que por sua vez remeteram ao TRE.

Jhonathan Oliveira

Fonte: